Coach Edir Porto - Transformando Vidas!

Quer ter Controle Emocional? Aprenda a Gerenciar Suas Emoções

Quando o dramaturgo romano Platus fez uma peça em que tratava o homem como lobo do homem, provavelmente, não fazia ideia da profundidade do que estava tratando. Anos mais tarde Thomas Hobbes se inspirou em Platus para escrever o Leviatã que celebrizou a frase: "o homem é o lobo do homem", mas o assunto é ainda mais profundo do que está colocado até agora.

Por Edir Porto dia em Blog

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Aprenda a Gerenciar suas Emoções

O Homem é o Lobo do Homem

Todo ser humano antes de ir buscar vitórias públicas busca Vencer a si Próprio, ou seja, luta para conquistar suas vitórias particulares. Todos nós desejamos ter:

- Disciplina

- Determinação

- Segurança

- Flexibilidade

- Coragem

Afinal se tivermos essas qualidades conseguiremos cultivar princípios como Amor, Plenitude e Felicidade. Todavia, o grande problema é que nós conspiramos contra nós mesmos e nos autosabotamos:

- Passamos boa parte do tempo pensando sobre Assuntos Auto Destrutivos

- Falamos o que não era pra falar

- Deixamos de falar o que tinha que ser dito

- Fazemos o que não era pra fazer

- Deixamos de fazer o que tinha que ser feito

Surge, então, a Pergunta: Por que?

A resposta é Simples: O problema é o nosso Lobo Interno que rouba nossa energia e destroi nossos Resultados impelindo-nos contra nós mesmos e nos levando à Autosabotagem.

Para conhecermos esse Lobo precisamos entender um pouco mais sobre nossa Estrutura Cerebral.

Cérebro Triuno

Foi o Célebre Psiquiatra e Neurocientista Paul D. MacLean quem apresentou o conceito de que o Cérebro Humano está estruturado em 3 partes:

- Neocórtex que é o Cérebro Racional

- Limbico que é o Cérebro Emocional

- Reptiliano que é o Cérebro da Sobrevivência

Quero ter Controle Emocional

Reptiliano: O Lobo do Homem

O Lobo é exatamente nosso Cérebro Reptiliano que tem grande influência em nossas vidas, pois é Instintivo, Egocêntrico e tem Sede de Poder.

Quanto mais uma pessoa tenta controlar alguém ou alguma situação, mais esta pessoa está sob domínio do Reptiliano e terá menos Controle Emocional.

Todas as vezes que nos desequilibramos é porque, simplesmente, não conseguimos comandar nosso Reptiliano que é extremamente dominador e provoca todo nosso Desequilíbrio Emocional.

Por ser o Cérebro da Sobrevivência, o Reptiliano, é que nos faz sentir Medo.

Se está pegando fogo na casa está certo o Reptiliano nos alertar do perigo: Sentimos medo e corremos.

Todavia, não é normal sentir medo de:

- Entrar em um elevador

- Caminhar no meio da multidão

- Andar de avião

- Fazer uma ligação telefônica

- Ir ao mercado fazer compras

- Oferecer um produto para alguém

- Sentir medo de se relacionar intimamente com alguma pessoa (mesmo que já tenha vivido decepções em outros relacionamentos).

Essa paranóia provocada pelo Reptiliano que usa o argumento de que está trabalhando pela sua sobrevivência (só para te confundir e você aceitar a situação) faz com que você fique Extremamente Limitado, pois ele provoca:

- Medo de tudo e de todos

- Raiva de quem apareça com uma ideia diferente

- Mágoa de pessoas que não o aprove em tudo

- Solidão por se afastar de todos que "conspiram" contra você

- Culpa por você nunca fazer o "certo"

- Desapontamento por saber que nunca mais terá outra oportunidade

- Frustração por tentar e não conseguir

- Rejeição por não ter "todas" as suas ideias aprovadas

- Inadequação por se sentir despreparado para tudo na Vida.

- Sobrecarga por não dar conta de carregar tanta bagagem negativa

Emoções de Alerta

No entanto uma pesssoa de Alto Desempenho vê esses Sentimentos "Negativos" como Emoções de Alerta, ou seja a nossa bússola interna está indicando que precisamos realizar alguma ação para voltarmos aos trilhos que nos conduzirão aos nossos objetivos.

- Raiva - Quando ela aparece é certo que alguma coisa ou alguém nos contrariou. É um sinal de que devemos nos ajustar para alguma situação 

- Mágoa - Não vai existir se soubermos controlar a raiva, mas caso apareça a única forma de se livrar dela é usar a humildade e se reconciliar com a pessoa com a qual estamos magoados.

- Frustração - É um sinal maravilhoso de que algo "Ainda" não deu certo.

- Rejeição - Indica que estamos nos desvalorizando e precisamos rever nossos conceitos quanto à nossa própria pessoa.

- Solidão - Não vai existir se soubermos dar as tratativas à Rejeição, mas se aparecer é só nos ligarmos com outras pessoas imediatamente

- Culpa - Está nos dizendo que fizemos algo errado. Está sempre em tempo de reparar uma situação, seja conosco mesmo ou com os outros

- Desapontamento - Indica que algo não tem mais jeito. Se concluirmos que é isto mesmo é só sepultar o assunto e partirmos para outros objetivos, pois de nada adianta chorar pelo leite derramado, além do que na vida existe muitas opções.

- Sobrecarga - É o sinal de que estamos carregando um fardo maior do que podemos. Seja mais seletivo quanto aos seus objetivos e não tente ser o super herói que vai salvar a humanidade. Se você conseguir resolver seus problema e cuidar de si próprio já estará fazendo uma grande coisa.

- Medo - é visto como um Sinal de Alerta para algo que ameaça a sobrevivência. Deve ser Analisado, Controlado e dado as tratativas adequadas (como correr porque a casa está pegando fogo) todavia alguns medos, como o da Crítica, são infundados.

Crítica Pessoal 

 O Medo da Crítica prejudica os Resultados de qualquer ser humano, pois a pessoa tomada por esse tipo de sentimento tende a ficar paralisada, sem ação, e uma pessoa nessas condições não tem como alcançar bons Resultados.

A maior parte das pessoas vêm a crítica como algo negativo e se sente desconfortável com ela,  mas as pessoas de Alto Desempenho têm consciência que trata-se de uma Nova Perspectiva sobre algo que está dentro da sua Zona de Conforto.

A Crítica, normalmente, parte de alguém para o qual, de alguma forma, somos importantes.

A Crítica direcionada a uma pessoa de Alto Desempenho desperta seu Senso Crítico e esta se sente impulsionada a buscar a Verdade com Julgamento e Reflexão Profunda sobre o assunto tratado.

Uma pessoa só pode ter uma Vida Plena de Realização quando se lança para a Ação, mas o Reptiliano nos paralisa, pois fica o tempo todo gritando dentro de nós: "Você vai ser Criticado se esse negócio não der certo".

Essa preocupação com a Crítica e com outros medos por situações que ainda são incertas provoca Ansiedade Generalizada.

Ansiedade Generalizada

A maior parte das pessoas não sabe de que se trata e não sabe o que fazer para resolver o problema, isto faz com que gastem seu dinheiro com remédios e sofram os efeitos colaterais dos mesmos.

No entanto as pessoas de Alto Desempenho sabem que a Preocupação Exagerada e Descontrole Emocional indica a presença da Ansiedade Generalizada.

Este problema pode ser resolvido com Controle Emocional, através de Técnicas Simples, que não deixam efeito colateral.

O Controle Emocional é adquirido através de Técnicas que possibilitam o domínio do Reptiliano, pois este é o grande responsável pelo Descontrole Emocional de qualquer pessoa.

Só através do Controle Emocional uma pessoa pode alcançar sua Autonomia ou Indepedência Pessoal. 

Independência Pessoal

A maior parte das pessoas se equivoca quando acha que independência pessoal é ser autônomo e não ter que dar satisfação para ninguém, mas quem é Alto Desempenho sabe que trata-se de uma Autonomia Conquistada em relação à sua própria pessoa, proporcionando-lhe Senso de Certeza e Capacidade de Decisão.

Essa Independência Pessoal só é possível graças a um Novo Conhecimento que proporciona a uma pessoa sua libertação da Insegurança e do Medo.

Esse Novo Conhecimento consiste no aprendizado das Técnicas mais Modernas que existe sobre Controle Emocional.

É o Controle Emocional que possibilita alguém Alcançar Grande Resultados na Vida. 

Você quer ter Controle Emocional?

Clique Aqui Agora

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

INDEX.php//138 Configure o Instagram Aqui!